terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conselhos estaduais à deriva



As presidentes dos conselhos estaduais da Cultura e Turismo, respectivamente, Mari Garcia e Joseli Cintra, participaram nesta terça-feira da plenária do Conselho Estadual do Esporte, convidadas pelo seu presidente, Hercílio Paraguassu. O encontro serviu para discussão e exposição dos problemas sérios que impedem melhor desempenho dos colegiados vinculados à Secretaria que abrange estes três segmentos do governo estadual.

Ficou definida uma reunião conjunta para o próximo dia 19 no auditório da Sol. Hoje estes Conselhos, segundo avaliação dos seus presidentes e conselheiros, são constantemente desmoralizados em suas decisões, através de projetos aprovados e não pagos ou de projetos recusados, mas beneficiados com recursos pela Secretaria. O Conselho do Turismo nem projetos recebe para análise, além de não dispor de orçamento próprio, como acontece também na Cultura e no Esporte.

Os colegiados ainda tiveram nos últimos meses limitados o número de reuniões, decisão unilateral que cerceia suas atividades, além de sofrerem com o atraso no pagamento de jetons e diárias. No caso do esporte, por exemplo, seu Conselho ficou impedido de participar, como órgão fiscalizador que é, das últimas edições dos Joguinhos Abertos e da Olesc (Jogos da Juventude)prejudicando, por exemplo, a avaliação de modalidades candidatas à inclusão nos eventos.

Outra dificuldade determinada pela postura da Secretaria é a ameaça da não realização de solenidades que homenageiam personalidades do esporte, como os troféus Guga Kuerten e Marcílio Krieger, e a Comenda do Mérito Esportivo.  A reunião do dia 19 será a última tentativa, de acordo com a visão de Paraguassu, Mari e Joseli, de impedir a paralisação total dos três Conselhos sob tutela da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário