quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Invasão de privacidade

“Há muito tempo o jornalismo esportivo deixou de ser uma atividade do jornalismo, porque qualquer um pode ser comentarista, até ex-jogador que não domina a escrita e muito menos sabe falar. Pela lógica de quem os contrata, o juíz e o delegado para julgar e prender um ladrão terá que ser um ex-ladrão.Na verdade, estamos cheios de torcedores privilegiados que ganham para torcer e não para relatar os fatos. O que interessa é o Brasiiiiillll e não o evento, o esporte e a reputação deste”. (Paulo Brito, jornalista e comentarista da Rádio CBN) Esse assunto levantado pelo colega da RBS já vem me incomodando há muito tempo, na verdade desde que os primeiros casos começaram a acontecer nas emissoras de rádio. As tevês abertas seguiram o rastro e passaram a ter comentaristas “convidados” – para burlar a lei - entre ex-jogadores e treinadores ainda em atividade. Estes últimos invadiram o espaço dos jornalistas como um jeito de permanecer na vitrine, fazendo um conveniente vai-e-vem entre as duas profissões. Agora as tevês por assinatura estão enchendo suas transmissões esportivas e programas de debates com a mesma toada de ex-atletas, alguns sem terem passado pelo Mobral. A ausência do senso crítico e a falta de preparo, trocados pelo ufanismo inconseqüente, tiraram do telespectador/ouvinte a possibilidade de receber a informação séria e condizente com os princípios básicos do bom jornalismo.

3 comentários:

  1. E lamentavelmente, meus caros Mário e Paulo Brito, os sindicatos pouco fazem, ou se fazem são ações incipientes e de pouca valia. A culpa também é nossa, jornalistas, que nos acomodamos e pouco fazemos para impedir. Ainda querem acabar com o diploma. Aí a coisa vai funcionar na legalidade.

    ResponderExcluir
  2. Tão tá, vou escutar o Brito ao invés do Balduíno, o Galvão ao invés do Muller, me poupe, o que voces querem é reserva de mercado prá colocarem o burro na sombra.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, tem gente que não se enxerga mesmo. Quem na sua sã consciência vai deixar de escutar o Muller, o Caio etc... pra escutar Paulo Cabrito, Miguel Mal Livramento, Bob Babacão Alves, Insuportável Galvão Bueno etc...

    ResponderExcluir