sábado, 21 de junho de 2008

Sábado/domingo

A voz da arquibancada

O que fazer com Dunga? Ricardo Teixeira sabe muito bem, tanto que já começou a agir. Conhecido por não demitir treinadores, o presidente da CBF prefere manter a corda esticar até quase rebentar. É um jogo de altíssimo risco assumido por ele que tem como método minar as forças da vitima até alcançar seu objetivo. O primeiro passo já foi dado com a convocação de Ronaldinho Gaúcho para a Olimpíada sem o conhecimento de Dunga e provavelmente de toda a comissão técnica. A notícia estampada nos jornais da sexta-feira acrescenta ainda um plano de treinamento e recuperação do jogador supervisionado pelo preparador físico da seleção, Paulo Paixão. A idéia era levar Ronaldinho para a Granja Comary, prontamente rejeitada pelo irmão Assis e pelo jogador. Deram preferência a Porto Alegre, onde têm muitos interesses, inclusive fora do futebol. Dunga ficou à margem do processo, como vai ficar de outras ações do presidente Teixeira. É o jeito nada ético que o homem tem de se livrar dos indesejáveis Não cabe outra interpretação. Ricardo Teixeira deve ter se incomodado com a gritaria no Mineirão durante o jogo contra a Argentina. E resolveu aquecer a frigideira.

I’m sorry

Os alemães anteciparam a despedida de Felipão da seleção portuguesa, o que não estava nos planos do brasileiro. Ele tinha prometido no mínimo colocar seu time entre os quatro melhores da Eurocopa, mas não contava enfrentar a pragmática Alemanha já nas quartas de final. Agora o Chelsea espera por Luís Felipe, cujas enigmáticas e polêmicas declarações certamente vão quebrar a fleuma e a sobriedade dos ingleses. Sem contar sua inquietação à beira do gramado.

E os nossos?

Seguidamente leio nos jornais e ouço nas rádios anúncios de clubes cariocas, Flamengo e Vasco, especialmente, convocando a garotada para os tradicionais peneirões. Isso acontece em várias regiões de Santa Catarina, algumas incluindo a dupla Grenal e não vejo a contrapartida. Isto é, clubes catarinenses fazendo o mesmo para atrair a meninada.

Quem pode, pode

Daqui a pouco chega a tal janela para contratações, período em que quem está forte pode enfraquecer, quem esta fraco fica fortalecido. O primeiro caso é o mais comum hoje no futebol brasileiro, que perde seus melhores jogadores para euros e dólares. Assunto, aliás, que já virou cartilha entre nós jornalistas, mas que cai no vazio na medida em que ninguém faz nada para evitar o êxodo. Ficamos satisfeitos apenas em repatriar os mais próximos da aposentadoria. Vamos acabar invertendo a corrente especializando-nos em grandes formadores de times de máster.

A voz da razão

O treinador português, José Mourinho, de contrato firmado com a Inter de Milão, estava mos camarotes do Mineirão quarta-feira assistindo Brasil x Argentina. De onde mandou o seguinte recado para os brasileiros: “Não tentem europeizar seu futebol. Vocês têm de sobra o que nos falta, talento. No Brasil se levanta uma pedra e lá aparece um craque.”

Nepotismo

Betina, levantadora da Brasil Telecom, foi para o Rexona, time treinado por Bernardinho. Bruninho, filho dele e namorado da Betina, é levantador da seleção brasileira e também pupilo do pai.

Diz que fui por aí

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que vinha a Florianópolis para uma audiência pública para tratar da Copa de 2014. Não veio nem avisou sobre o cancelamento da visita. E tem gente que se entusiasma com a movimentação desse povo.

Nem pensar

Falam em Zico como substituto de Dunga. Se entendi bem, Zico não quer saber do futebol brasileiro, muito menos da CBF, Por razoes óbvias, sua opção é trabalhar fora do país, de preferência na Europa.

Me engana

Adilson Batista manda dizer da Toca da Raposa que não considera o jogo contra o Figueirense como três pontos contabilizados a favor do Cruzeiro. Normal, embora ache difícil a humildade do Adilson virar realidade no gramado. Simplesmente porque é complicado acreditar que da noite para o dia Guilherme Macuglia tenha encontrado a fonte do sucesso, incluindo um enfrentamento equilibrado no Mineirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário