sábado, 31 de maio de 2008

Sábado/domingo

Animais

Edmundo gosta de perder pênaltis, especialmente em jogos decisivos como aconteceu quarta-feira em São Januário diante do Sport. Mas o animal vascaíno não vive sozinho nesse zôo, pelo contrário, está muito bem acompanhado por outros bichinhos. Os cracões Sócrates e Zico não escaparam do mico em Copa do Mundo, o italiano Baggio nos deu a Copa de 94 chutando nas nuvens, o argentino Palermo perdeu três pênaltis num jogo só da Copa América no Paraguai. Recentemente na disputa por pênaltis na final das Ligas dos Campeões da Europa o hoje melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, quase enterrou o Manchester ao desperdiçar sua cobrança. Seu time foi salvo por outro erro, o de Terry, o experiente capitão do Chelsea que, com o título na mão, chutou quase na bandeirinha de escanteio. Neném Prancha, o fílósofo botafoguense, tinha razão: pênalti tem que ser cobrado pelo presidente do clube. Que tal o Eurico Miranda com essa responsabilidade?

Pra lá e pra cá

Na série A do Brasileiro seis técnicos já bailaram, por demissão ou simples troca de clube: Leão, Cuca, Geninho, já no Botafogo, Alexandre Gallo, Roberto Fernandes e Ney Franco. Como estamos apenas na quarta rodada, a lista deve bater recorde este ano. O próximo candidato é Abel Braga, ameaçado por três derrotas, uma delas com eliminação da Copa do Brasil. Murici Ramalho também entrou na fila. O destino colocou o Sport de novo diante do Inter, no final da tarde deste sábado no Beira Rio. E os pernambucanos podem jogar com time misto caso Nelsinho Batista decida poupar titulares para a decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians. Já Murici talvez não escape se não conseguir se safar do Santos na Vila.

Esporte sem base

O Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro pelo jeito pretendem acabar com as duas etapas de 2008 da Olimpíada Estudantil Brasileira, uma para atletas de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, a outra na faixa dos 16 a 18 anos, em João Pessoa. O motivo é a exigência para que os Estados participantes arquem com todas as despesas, incluindo transporte, alimentação e hospedagem. Em Santa Catarina a responsabilidade por competições nessa faixa etária é da Fesporte, com os Jogos Escolares e a Olesc. A entidade catarinense ameaça não participar das etapas nacionais, alegando não ter caixa para sustentar a nova determinação que vem de Brasília e Rio de Janeiro. Certamente é o reflexo dos gastos perdulários com os Jogos Panamericanos ameaçando a base do esporte brasileiro.

Errei feio

Apostei em final carioca para a Copa do Brasil, imaginando que Botafogo e Vasco tivessem forças para superar, entre outras coisas, a pressão de torcidas como as do Corinthians e Sport. Paulistas e pernambucanos estarão em campo decidindo o título enquanto jogo no lixo minha bola de cristal.

Gol anão

Marcelinho fez festa em Florianópolis contra o Avaí. Com apenas 1m67cm de altura o hoje meia do Santo André conseguiu superar os zagueirões adversários e marcar de cabeça seu gol de número 500. E sem precisar sair do chão. É caso de demissão por justa causa.

Surpresas

Fora o Cruzeiro, alguns dos grandes times do futebol brasileiro estão com astral lá em baixo na série A. Em compensação o Corinthians, rebaixado em 2007, vive grande fase neste meio de temporada, liderando 100% a série B e finalista da Copa do Brasil.

O patinho feio

Direção, comissão técnica e parceiros desprezaram o futebol do lateral direito Galo, cria da casa que, se não era o melhor, também nunca foi o pior entre os eleitos. Rejeitado e obrigado a treinar separado do grupo principal, ele pode acabar virando titular. Arlindo Maracanã, investimento caro, de futebol muito distante do nome pomposo, machucou contra o Santo André e não volta tão cedo abrindo vaga, quem sabe, para um santo de casa acabar fazendo milagre.

Guilhotina armada

É apenas o segundo jogo mas, com o nível de exigência da torcida do Figueirense uma derrota em casa para o Goiás pode colocar o técnico Guilherme Macuglia próximo à porta de saída do vestiário do Orlando Scarpelli.










Nenhum comentário:

Postar um comentário