terça-feira, 13 de novembro de 2007

Terça-feira

Porcarias no ar

O narrador esportivo catarinense Edemar Annuseck, no boletim eletrônico
www.carosouvintes.com.br , editado pelo publicitário Antunes Severo, e pelo jornalista Ricardo Medeiros, tocou corajosamente em assunto guardado a sete chaves por emissoras da rádio e televisão: as tais transmissões “off tube”, uma enganação para anunciantes, ouvintes e telespectadores, pois narradores, comentaristas e, muitas vezes até repórteres, ficam a frente de um monitor de tevê transmitindo um jogo como se estivessem no estádio. A praga, restrita até a algum tempo aos eventos internacionais em razão de custos – só os direitos de transmissão de uma Copa do Mundo, por exemplo, podem variar de 150 a 300 mil dólares, segundo Annuseck – hoje já alcançou até os campeonatos estaduais. Essa falta de compromisso com princípios básicos do bom jornalismo está derrubando em proporções avassaladoras, a seriedade e a precisão da informação. E o pior é que a prática tem efeito dominó, atingindo todo o tipo de mídia. Como os jornais, que agora raramente mandam repórteres aos estádios, no mínimo tirando o molho e o sabor das coberturas. Por enquanto só os fotógrafos sobrevivem, até descobrirem uma técnica capaz de também mantê-los nas redações.

Mistério

Se for verdade que torcedor vai ao estádio para ver o seu time, e não o adversário, então está na hora de os dirigentes do Figueirense olharem com mais atenção para as arquibancadas do Orlando Scarpelli. Como em Florianópolis times cariocas ainda exercem certo fascínio deve haver alguma razão especial para o público abaixo do esperado domingo, no jogo contra o Vasco. Quem sabe a abundância de segredos no dia a dia do clube pode estar contribuindo para o afastamento daquele torcedor que gosta de acompanhar tudo o que envolve seu time do coração, e não apenas o que os cartolas acham que deve ser divulgado. O técnico Alexandre Gallo já entrou no jogo e tem se desdobrado para justificar o injustificável.

Os donos da bola

Enquanto Eurico Miranda e Romário mandarem no clube o Vasco não passará daquilo que se viu no Orlando Scarpelli domingo.

O que sou, para que sirvo?

Quem ganha sempre acha que está tudo bem, quem perde entende que precisa mudar tudo. É mais ou menos essa a relação entre Blumenau e os demais participantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Simplesmente alterar as regras do jogo não vai quebrar a hegemonia blumenauense. O problema dos Jogos Abertos é de conceito e de identidade.

Ovos mexidos

Depois de fazer o primeiro gol do Stuttgart na vitória de 3 a 1 sobre o Bayern, pelo campeonato alemão, o atacante Mário Gomes caiu no gramado reclamando de dores, como se tivesse sentido uma lesão. Questionado pelos repórteres se marcara o gol de barriga ou de coxa, Gomes respondeu: com nenhuma das duas partes, foi com o intervalo entre elas.

Gozadores

Chama-se “Confiar” a empresa do quadrilheiro Onaireves Moura, instalada dentro da Federação Paranaense de Futebol e que ele, como presidente da entidade, e seus comparsas, utilizavam para desviar dinheiro das arrecadações dos jogos e cometer outros delitos.

Mais um

Faltou incluir na lista dos deputados que retiraram suas assinaturas no pedido de instalação da CPMI da lavagem do dinheiro no futebol, o nome do pepista João Pizzolatti. Os outros, repito, são Décio Lima (PT), Paulinho Bornhausen (Dem), Nelson Goetten (PR) e Edinho Bez (PMDB).

Ética rubro negra

Com Joel Santana ainda dirigindo o time e o campeonato brasileiro em andamento, o nome de Wanderley Luxemburgo continua circulando entre os dirigentes do clube. Para ser o diretor técnico em 2008, justificam Kleber Leite et caterva.

Bafo na nuca

Além de amargar o fracasso na tentativa de subir para a primeira divisão em 2008, depois de liderar por 18 rodadas a série B, os torcedores do Criciúma agora ainda têm que agüentar o Avaí apenas três pontos abaixo.

São Jorge

Deu tudo tão certo para o Corinthians em Goiânia que até Paulo Baier, 100% de aproveitamento em pênaltis perdeu um domingo, defendido pelo goleiro Felipe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário