sábado, 17 de novembro de 2007

Sábado/domingo

Bom senso

Ronaldinho a meia força em campo domingo, contra o Peru, é um risco desnecessário. O jogo será difícil e pesado, diante de um adversário que há 22 anos não vence o Brasil, mas ainda assim muito mais fácil de ser superado. Melhor seria poupar o Gaúcho para a partida da quarta-feira, contra o Uruguai, que não é peru para morrer na véspera.

Sobe e desce

São Paulo, Rio e Minas mostraram evolução de acordo com as classificações nas duas séries do campeonato brasileiro. Na B subiram a Portuguesa de Desportos, os mineiros do Vale do Aço com o Ipatinga, um bebezão que ainda não completou dez anos, a baianada do Vitória e os simpáticos curitibanos do Coxa, provavelmente o campeão. O São Paulo ganhou fácil a série A, e a briga pela Libertadores tem Santos, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro. Os gaúchos estão fora de tudo, com o Grêmio ladeira abaixo e o Inter aos trancos tentando uma vaga na Sul-Americana. O Juventude caiu para a segunda divisão, fechando um ano infernal para o futebol e para o povo do Rio Grande do Sul, um estado quebrado e que consegue ter como maior oposição à governadora Yeda Crusius, o próprio vice-governador.

Pois agora

Na mesma proporção em que cobra da CBF maior apoio ao futebol feminino, a mídia esportiva brasileira, em todos os seus segmentos, ignora por completo a Copa do Brasil. A competição já começou e não se fala ou se escreve uma linha sobre as meninas jogando bola pelo país inteiro.

Porta arrombada

Palmeiras e Grêmio reclamam do STJD tratamento igual ao dispensado por suas câmaras e auditores ao Flamengo, que não perde um julgamento e, em caso de punição a algum de seus jogadores, consegue redução de pena, como aconteceu com Obina. Deixaram o barco correr no início para reclamar só agora, quando faltam apenas duas rodadas para o fim do brasileiro.

Desorganização

Cada vez que vejo e ouço as entrevistas coletivas de jogadores e comissão técnica da seleção brasileira, fico espantado com a falta de profissionalismo em momento tão importante para a imagem da CBF e os comandados de Ricardo Teixeira. Os repórteres fazem as perguntas sem serem identificados, nem com imagens, muito menos com seus nomes e dos veículos que representam. Nem entro no mérito dos assuntos levantados por alguns coleguinhas, a maioria já com muitos anos de estrada. Aí vira tragicomédia.

No divã

Adriano está no Brasil, tentando colocar a cabeça em ordem para voltar à integrar a Inter de Milão. Festas e muita bebida afastaram o atacante do time e até do grupo, já que um processo de depressão começou a atrapalhar seu rendimento e suas relações com o clube italiano. Uma pena porque, em boa forma técnica e mental, Adriano seria o titular desta seleção brasileira que vive a dúvida entre Wagner Love, Afonso e, agora, Luis Adriano.

Polvo

A senadora Ideli Salvatti deve andar desocupada em Brasília para ter tempo de se intrometer entre a Ufeco, a legislação que permite alterações no zoneamento do Estreito e a construção de um novo estádio Orlando Scarpelli. Empolgada com suas últimas atuações em prol da CPMF (da qual foi crítica ferrenha), da absolvição de Renan Calheiros e a perseguição a companheiros que não rezam pela sua cartilha, a senadora deve estar se achando poderosa ao extremo de estender seus tentáculos a assuntos ligados ao futebol e à Copa 2014. O que é lamentável para um esporte que já convive com tanta podridão e tanta gente defendendo interesses escusos. Não sou contra uma sede da Copa em Florianópolis, mas não suporto mais o comportamento oportunista de intrometidos e descompromissados com o futuro do nosso futebol.

Verdades e mentiras

Kleber Leite resolveu reaparecer aproveitando a boa fase do Flamengo. E para garantir que a divisão do tal título brasileiro de 1987 foi decidida em comum acordo com o presidente do Sport, Milton Bivar. O dirigente pernambucano desmente afirmando ser esta uma pretensão unicamente flamenguista. Como os dois são rubro-negros, com qual camisa vestiríamos o Pinóquio?






Nenhum comentário:

Postar um comentário