quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Quinta-feira

Vizinhos, vizinhos. Negócios à parte?

Em Vitória, onde estarei até sábado acompanhando o futsal universitário de Santa Catarina na Liga Nacional, vou organizar uma festa para comemorar a prisão pela Polícia Federal do vizinho eterno presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura. Afastado do cargo há cinco meses, depois de ter sido preso ano passado, Onaireves agora caiu junto com oito comparsas. Formação de quadrilha, desvio de dinheiro da própria Federação e da Fundação de Atletas Profissionais, fraudes processuais e outros delitos que configuram estelionato, fazem parte do currículo criminoso desse cartola que tem muito que explicar à justiça. O presidente da Federação Paranaense é um trambiqueiro muito conhecido dos órgãos policiais que volta e meia o colocam atrás das grades. Escapa sempre para enriquecer sua folha corrida e empobrecer o futebol paranaense, mas desta vez parece que sua trepidante vida pública chegou ao fim. Para tristeza da “turma” que reúne discípulos e/ou colaboradores em Santa Catarina e São Paulo, segundo apurou a operação denominada “Cartão Vermelho”. Não deu tempo para fundar uma nova igreja que, segundo a PF, serviria para lavagem de dinheiro. Sabem onde Onaireves estava arrebanhando fiéis para instalar a matriz? Em Balneário Camboriú.

Feitiço contra

Em Criciúma a torcida contra Figueirense e Avaí é medonha, de um jeito que extrapola todos os limites de rivalidades comuns ao futebol. Não estou escrevendo por escrever, já testemunhei, ao vivo e a cores, em programas de rádios e tevês da cidade. Este ano parece que deu tudo errado para as ambições de série A do Tigre que, pelo andar da carruagem continuará fazendo companhia ao Avaí na série B. Ou permanecerá sozinho na segunda divisão, caso os avaianos despenquem para a terceirona. Como o Figueirense escapou do descenso e ainda está de olho na Sul-Americana, resta ao Criciúma pelo menos terminar com dignidade sua participação no campeonato brasileiro.

Conta fechada

Faltando um pedaço da 35ª rodada e mais três para o final, a série B, tudo indica, já conhece seus quatro classificados para a primeira divisão de 2008. Coritiba, matematicamente garantido, mais Portuguesa do Wagner Benazzi, Vitória, um dos campeões de público, e a revelação Ipatinga, estarão na elite ano que vem. Com a volta do Bahia à série B teremos dois dos maiores campeões de audiência nas duas divisões principais do nosso futebol.

Efeitos colaterais

O São Paulo está de férias? O grupo desmobilizou por causa do título antecipado? Respostas para estas perguntas aparentemente sem muito significado interessam bastante à turma que disputa vagas na Libertadores e Sul-Americana, e também à parte de baixo da tabela onde ainda tem gente com a corda no pescoço.
As últimas rodadas podem não representar nada para o São Paulo, mas há outros interesses em jogo que os paulistas não deveriam ignorar.

Qualquer semelhança...

Não é mera coincidência. O Coritiba está garantido na série A do ano que vem e, de sábado em diante, contra o Avaí, apenas cumpre tabela. Em Curitiba a imprensa local jura por todos os santos que o time paranaense busca o título da série B e que, portanto, não haverá desmobilização com prejuízos a terceiros. Veremos, sussurrou sob a sombra da figueira o velho e bom Honório Lemos.

Caos

Fiz um vôo de canguru para chegar a Vitória, a capital do Espírito Santo. Quarenta minutos de Curitiba a Campinas, mais quarenta de Campinas ao Rio, e o mesmo tempo do Rio a Vitória. Em compensação, não dá para contar o tempo perdido em aeroporto, com atrasos de vôos, falta de informação, mau atendimento e muita improvisação nos balcões das companhias aéreas. De quebra, a quebra da BRA.

Profissão perigo

Sintam o drama vivido pelas delegações de futebol, semana a semana atravessando o país. Do jeito que vai acabam inviabilizando o campeonato brasileiro. Jogos só entre vizinhos bem próximos, também enquanto nossas estradas permitirem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário