quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Quinta-feira

Barrigas de aluguel

Agosto mês do desgosto para os clubes brasileiros e seus torcedores. Ninguém escapa à tal lei de mercado que nos últimos anos tem regulado a negociação de jogadores em favor de moedas mais fortes. Europa, Ásia e América do Norte ano a ano se locupletam com a nossa diversificada incubadora. A produção catarinense acaba de ser descoberta valendo principalmente para atletas recém formados. A última vítima é o Avaí que perdeu o goleiro Thiago para o português Belenense. Antes, Figueirense e Criciúma já tinham contribuído com sua cota de nenéns de grande valia. O líder e poderoso São Paulo está perdendo Josué e Alex Silva, titularíssimos de Muricy Ramalho. Esta ação predadora enfraquece clubes já combalidos, desqualifica os times e empobrece sobremaneira nossas competições. O país inteiro espera ansiosamente pelo dia 31 quando acontecerá o fechamento de mercado. Em setembro, com as três series do Brasileirão em suas fases decisivas, poderemos avaliar o tamanho do estrago e seus efeitos no rendimento dos que hoje estão na frente da tabela.

Cassino Brasil

Enquanto isso o país do jogo proibido e das loterias ganha mais uma, a Timemania, agora com regulamentação devidamente assinada pelo presidente Lula. A intenção é ajudar os clubes que aderirem à jogatina a saldar suas dívidas com a União, incluindo ai INSS, Receita Federal, FGTS e assemelhados. Nada de estudos, projetos ou alguma legislação que impeça a morte lenta da nossa galinha dos ovos de ouro.

Bom de papo, pro ar

O híbrido Marco Aurélio Cunha, misto de médico, cartola e palpiteiro, esteve em Florianópolis com o São Paulo. Entrevistado em programa esportivo da TV Barriga Verde, desfiou teses otimistas sobre clubes catarinenses. Com bom trânsito em Florianópolis, mas passagem indelével pela Ressacada e Scarpelli, garantiu que o Avaí hoje é um dos clubes no país de maior atrativo para investidores, ao lado do Remo e do Ceará. Com maiores possibilidades para o Avaí, disse ele, por causa da localização do Estado, patati, patatá. Ele jura que não, mas parece conversa de quem está preparando aposentadoria na Ilha.

Famiglia

O levantador Ricardinho chutou o pau da barraca na entrevista coletiva que concedeu em Maringá, onde mora. Além de críticas ferozes ao treinador Bernardinho, responsável único por sua dispensa do grupo do Pan, revelou-se magoado com seus companheiros de seleção, sugerindo que não existe mais a tal família do voleibol masculino. Este foi o segundo corte sofrido por Ricardinho. O primeiro aconteceu em 2002, com Radamés Latari, hoje técnico da Cimed Florianópolis. Ao contrário do que disse o jogador, Radamés afirmou que ele sabe muito bem os motivos daquela dispensa. Razões extra-quadra, falou o técnico, evitando explicitar a encrenca.

Maus conselhos

O ex-presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro, esteve ameaçado de expulsão do quadro social do clube pela Comissão de Ética do Conselho Deliberativo. O processo foi arquivado até que a justiça comum julgue seu possível envolvimento em negócios irregulares com a ISL, ex-parceira do Grêmio. Bom exemplo do Conselho gremista, que está encarando um problema grave e não o deixou intra-muros como acontece na maioria dos clubes brasileiros. Os conselheiros avaianos, por exemplo, têm o hábito de se omitir com relação aos graves acontecimentos que infelicitam a vida do clube e de sua torcida. Em nome de amizades ou interesses pessoais empurram tudo pra baixo do tapete.

Volta às aulas

Não adianta punir os maus árbitros e auxiliares somente com o afastamento por algumas rodadas. Tem que chamar esses incorrigíveis, incluindo alguns do quadro da FIFA, e fazê-los voltar aos bancos escolares, para aulas de português e muita reciclagem naquilo que eles pensam que sabem. É difícil porque a Comissão de Arbitragem da CBF não ajuda. Armando Marques era do ramo, mas chiliquento. Seu substituto, Edson Rezende, nunca disse a que veio e saiu pela porta dos fundos. Sérgio Corrêa, o atual titular, é um Conceição, ninguém sabe, ninguém viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário