quinta-feira, 24 de maio de 2007

Quinta-feira

OPERAÇÃO ESPORTE

Está mais que na hora de o Ministério Público e Polícia Federal estenderem seus tentáculos ao segmento esportivo, envolvendo principalmente federações que mexem com futebol. Sem esquecer entidades que administram outras modalidades e cujos abnegados presidentes não largam o osso, Fundações ligadas a estados e municípios também merecem atenção especial, no mínimo por ineficiência e desperdício. Vai faltar camburão.

A FONTE SECOU

O excessivo controle das assessorias de imprensa de alguns clubes está matando o glamour e o trabalho dos repórteres. Sob pretexto de organizar a movimentação da mídia os assessores jornalistas limitam acesso a treinamentos e número de entrevistas. Em alguns casos é permitida a escolha de entrevistados, ainda assim desde que atenda critérios pré-estabelecidos. Sempre fui favorável ao estabelecimento de algumas regras que organizassem um pouco a bagunça dentro e fora do campo. Mas, acabar com a criatividade (que já não é muita) no dia a dia do futebol é pasteurizar o noticiário, transformando páginas de jornal e programas de rádio e tevê, em extensões das assessorias dos clubes.

PRIVILÉGIOS

Cabelos esbranquiçados, início de calvície, uma certa limitação física aos 41 anos e a marcação do milésimo gol, transformaram Romário em um jogador pra lá de especial. Treina pouco, não concentra e não viaja. Um desafio para o técnico Celso Roth e seus companheiros da comissão técnica vascaína, incluindo o catarinense e preparador físico Beto Ferreira. Até que Romário anuncie sua aposentadoria definitiva.

DIFERENÇAS

A UEFA, entidade que administra o futebol europeu, separa parte do seu bolo financeiro para ser dividido entre os clubes. Grosso modo é assim que funciona. Isso depois que a turma ameaçou cuidar da própria vida com a criação de uma liga. Hoje temos uma entidade rica gerando recursos para seus filiados. No Brasil, ao contrário, existem uma confederação e federações ricas, tirando o que podem e o que não devem dos seus cada vez mais empobrecidos filiados.

INTERNACIONAL

Triatletas de 37 países - 18 brasileiros no pelotão de elite - estão em Florianópolis para mais uma edição do Iroman, evento dos primos ricos do esporte no Jurerê. A programação marca para amanhã farto consumo de carboidrato no jantar das massas, a partir de 19 horas no Clube Doze da praia. A competição de natação, atletismo e ciclismo, domingo, começa às 7 horas, e a premiação, com mais comilança, será no almoço de segunda-feira, também no Doze.

TALENTOS NA ESCOLA

Os altos escalões do governo estadual deveriam olhar com mais carinho para os resultados alcançados pela Fesporte na sua gerência de esporte escolar. Os números impressionam: são 380 mil alunos de 11 a 14 anos, envolvendo 1.507 escolas de 284 municípios, com participação no campeonato catarinense escolar de futebol – Moleque Bom de Bola -, Jogos Escolares de Santa Catarina (oito modalidades), Festival de Dança Mário de Andrade, e Prêmio Recriar, fabricação de brinquedos a partir de material reciclável.

SURREAL

Os clubes mexicanos podem participar da Libertadores mas não disputam a Copa Toyota no Japão, caso um deles seja campeão. Vai o vice. Dois clubes de um mesmo país agora não podem mais se enfrentar na final da competição sul-americana, devem cruzar antes. Quem inventou esse regulamento bebeu ou surtou.

HOMENS AO MAR

Deu a louca na região. Vem aí “Projeto Espinafre II, A Missão”, com nova eleição no Marcílio Dias. Do outro lado anunciam a volta de Cídio Sandri para ressurreição e fortalecimento do Navegantes. A Comboriuense continua na área, prometendo não abandonar o barco. A conferir.

FUTURO

O sucesso do Figueirense na Copa do Brasil está provocando um questionamento: o time vai agüentar o tranco no campeonato brasileiro por pontos corridos com a mesma força de um torneio mata-mata?

Nenhum comentário:

Postar um comentário